ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Dica da estação: Cuidados para ter um jardim lindo na primavera

O período de dormência das plantas acaba com a chegada da primavera. Com o tempo quente, chuvas regulares e dias ensolarados, a estação promove o crescimento das plantas. Se você cuidou bem do seu jardim na época do inverno as flores irão desabrochar e atrair polinizadores.

Entretanto, na primavera é necessário cuidados com as plantas que seu jardim já tem e o cultivo de novas espécies. Além disso, é um bom período para realizar melhorias em diversos pontos da área verde. Confira as dicas para seu jardim aproveitar da melhor forma a estação das flores:

Replantio: a estação é perfeita para realizar o replantio de espécies que estão em floreiras, vasos e cachepôs. Deve ser feita a troca do substrato e trabalhar no fortalecimento das plantas por meio de fertilizantes e adubos que ajudarão a otimizar o crescimento radicular e fornecer ânimo para as plantas. Coloque-as em um vaso maior que o anterior para que as raízes possam se desenvolver sem nenhum tipo de amarras até a próxima época de hibernação. Lembre-se de manter a terra umedecida.

Podas: remova restos de galhos, folhas, pinhas e outros elementos que caíram e foram deixados pelas outras estações, isso ajuda a fornecer aos gramados e canteiros a oportunidade de “respirarem” melhor. Livre-se também das ervas daninhas antes que o sol ajude a impulsionar o crescimento delas. Não se esqueça de cortar as gramas altas e tenha atenção para não danificar os caules das plantas, pois isso pode prejudicar as raízes. No início da primavera, é recomendado aparar a vegetação das cercas-vivas tornando a paisagem mais harmoniosa.

Adubação: ao realizar a poda e remoção de folhas e galhos, não se esqueça de intensificar a adubação, pois diversas flores desabrocham nessa época e precisam de maior fortalecimento.

Gramado: ele necessita de tempo para recuperação após as outras estações. Por isso, nas primeiras podas não corte a grama muito curta. A limpeza das bordas do gramado poderá ser feitas com tesouras de poda. Faça o controle de ervas e musgos do gramado, removendo manualmente ou utilize um herbicida adequado.

Solo: realize a descompactação do solo. Isso facilita o oxigênio a atingir as raízes das plantas e promove a melhoria na aparência do canteiro.

Além de aproveitar essas dicas, use e abuse da criatividade na estação mais bela do ano! Adquira plantas que agradem seus olhares e perfumam sua vida.

Deixe um comentário: