ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Como manter seu jardim lindo no verão?

Com a chegada do verão, os jardins pedem cuidados especiais! O calor excessivo e a forte luz que incide sobre as plantas nessa época do ano, mesmo que ajude no crescimento da maioria delas, pode causar prejuízos, como a multiplicação de ervas daninhas, modificação do processo de fotossíntese e a absorção de nutrientes do solo.

Veja as dicas para manter seu jardim lindo no verão:

Regas: com os dias mais quentes é importante regar as plantas mais vezes durante esse período. Isso acontece, pois o solo absorve líquidos com mais rapidez. Mas, isso não quer dizer que você deve molhar o jardim em intervalos de cinco minutos, pois o excesso de água ajuda a facilitar a entrada de fungos e bactérias. Apesar de o verão ser igual na maior parte do Brasil, o clima muda bastante de acordo com as regiões. No Norte, Sudeste, Centro Oeste e Sul, esse período é o que mais chove. Nessas situações, a frequência da irrigação deve ter um espaço maior, senão poderá ocorrer alagamento e apodrecimento das raízes. Já em regiões, em que o clima é mais seco, deve-se regar as plantas com mais frequência, de preferência no período da manhã ou no fim da tarde, evitando os horários em que o sol é mais forte, pois as plantas poderão sofrer queimaduras.

Adubação: nesse período as espécies vegetativas estão em atividades intensas, por isso as plantas consomem mais rapidamente os nutrientes do solo utilizando toda a capacidade dos fertilizantes e adubos. Por isso, é necessário realizar a aeração do solo antes, afofar a terra, remover as impurezas como raízes mortas, ervas daninhas, torrões de terra seca e depois misturar o adubo correto para o tipo de solo do jardim. Não esqueça de consultar um profissional para realizar esse serviço de maneira adequada!
 
Pragas
: nessa época o metabolismo das plantas está mais acelerado, o que favorece a permanência de  pragas, insetos, fungos e bactérias no jardim. As piores pragas desse período são os pulgões e as cochonilhas. Para se evitar que elas destruam o seu jardim é preciso deixar o ambiente o mais ventilado possível e retirar as folhas e flores murchas ou secas, incentivando a formação de novos botões. Se, de toda forma, eles aparecerem será necessário realizar a pulverização por profissionais que conheçam o produto correto para cada situação.
 
Ervas Daninhas
: o calor estimula o crescimento das ervas daninhas. Portanto, manter o controle dele é essencial para a saúde e beleza do jardim. Ao retirá-las é importante ter cuidado para não danificar as raízes das plantas vizinhas. O correto é utilizar ferramentas específicas, como o firmino.
 
Poda
: devem ser realizadas com menor frequência, somente para remover galhos secos e ramos com o objetivo de limpar o jardim. Já em relação as gramas é possível aparar normalmente obedecendo um espaçamento de 15 dias em certas regiões e sempre atento a altura recomendada para cada espécie.

Deixe um comentário: