ASSINE NOSSA NEWSLETTER!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Qual a diferença entre paisagismo e jardinagem?

Atualmente muitas pessoas que desejam ter um jardim apresentam dúvidas em relação ao trabalho paisagístico e de jardinagem. Por isso, é de extrema importância saber a diferença de um para o outro e conhecer melhor as atividades que cada um desempenha nesse ramo.

De acordo com o texto Visões da Paisagem- Um panorama do paisagismo contemporâneo no Brasil, de autoria da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas, o princípio do paisagismo é a aproximação do homem com a Natureza colaborando para favorecer as condições de vida por meio de interferências estéticas que causam equilíbrio e bem-estar no ambiente.

Já a Jardinagem consiste em um conjunto de técnicas usadas no plantio e manutenção de jardins. Esse tipo de atividade é exercida pelo jardineiro, profissional responsável pela construção e manutenção de uma área verde. O projeto paisagístico se torna realidade por meio da atividade de jardinagem que apresenta como resultado final qualidades próprias desse tipo de técnica.

É importante esclarecer que o paisagismo atua de forma mais ampla que a jardinagem. O trabalho do paisagista está ligado a diversas áreas de atuação que vão desde elaboração de projetos de jardins residenciais e corporativos aos planos de preservação dos ambientes urbanos e participação em estudos ambientais.

Os jardineiros e paisagistas são profissionais diferentes, mas trabalham de forma bem próxima. Os melhores resultados no trabalho são gerados a partir da parceria entre eles. Dessa forma, é possível criar o jardim que supere as expectativas dos clientes e gerar um trabalho de qualidade que irá se prolongar por vários anos.

Deixe um comentário: